segunda-feira, 16 de março de 2009

trecho do livro "OQUE TODA MULHER INTELIGENTE DEVE SABER"

As mulheres inteligentes sabem que...
Isso é incontestável! Quando superar a dor da separação - e você vai superar, pode ter certeza -, você se perguntará o que foi que viu nele.


Já faz quase três meses que Peter disse a Lisa que não via ne­nhum futuro no relacionamento deles. Três longos e dolorosos meses. Em alguns dias dói tanto que ela não sabe o que fazer com ela mesma. Peter é o homem com quem ela pretendia passar o resto de sua vida. Segundo Lisa, o único problema era ainda não estarem noivos. Ela certamente não esperava que ele acabasse o namoro. Na realidade, achava que o relacionamento parecia estar ficando mais firme e caminhando para um compromisso. A sepa­ração a atingiu em cheio, e o fato de ter ocorrido uma semana antes do Natal só veio piorar muito a situação. Há semanas ela está perplexa... aturdida pelo sofrimento. É um esforço colocar um pé na frente do outro e enfrentar cada dia. Ela quase não come e seu estado emocional se alterna entre não conseguir dor­mir e querer se enfiar na cama e se isolar do mundo. Lisa está convencida de que jamais conhecerá alguém como Peter... que jamais amará outro homem como ela o ama.
Ela sabe que precisa melhorar e superar o que está sentindo, mas sente-se arrasada. Freqüentemente, fica com raiva dele por ter provocado a separação. Eles eram grandes amigos, amantes... como é que ele pôde traí-la assim? Por que é que ele não está perturbado com isso? Será que ele não sente falta dela? Em ou­tras ocasiões, Lisa pára de tentar compreender o comportamento de Peter e se pergunta o que fez de errado. Fica pensando sobre as coisas que disse, as coisas que fez. Se tivesse agido de outra forma, talvez o relacionamento tivesse tido um outro desfecho. A maior parte do tempo, Lisa quer Peter de volta. E, apesar de saber que o comportamento dele foi inaceitável, ela está pronta para recebê-lo... se ele pedir. Mas ele não pede.
Suas amigas insistem para que ela comece a sair com outros homens, dizendo-lhe que isso a faria se sentir melhor. Sugerem que ela saia de férias, que vá sozinha para algum lugar que não a faça se lembrar do tempo em que ficou com Peter. Repetem que nenhum homem merece tanto sofrimento... que ele foi um canalha. Racionalmente, Lisa aceita os conselhos das amigas. Afinal, são os mesmos conselhos que ela já deu muitas vezes a elas em circunstâncias semelhantes. Mas agora não funcionam. Ela não quer conhecer outro homem... ela quer Peter. Não existe lugar que não a faça lembrar-se dele. E ela não tem o mais remo­to interesse em sair com outros homens.
Seus sentimentos são tão contraditórios que Lisa está total­mente confusa. Uma parte dela apenas quer que Peter explique o que aconteceu. Outra quer ter a oportunidade de provar a ele que nenhuma outra mulher pode fazê-lo feliz. E uma terceira quer se vingar. Para ela, Peter é a única pessoa do mundo que po­de compreender a intensidade de seus sentimentos, mas, infeliz­mente, é a única pessoa com quem ela não pode conversar.
As vezes, Lisa se sente um pouco melhor e começa a notar que o sol está brilhando, mas logo acontece alguma coisa que a faz se sentir como antes: sozinha e deprimida. Quanto tempo dura uma situação como essa?

As mulheres inteligentes sabem que...

Embora o sofrimento pela perda de um relacionamento dure bastante tempo, o objetivo é se desvencilhar da dor o mais rápi­do possível - e isso significa não olhar para trás.

Tentar continuar a ser amiga de um homem que acabou de partir seu coração é tão seguro quanto saltar de pára-quedas.

Depois de uma separação, sair com alguém é uma atividade um tanto perigosa. Se a experiência não for agradável, você ficará convencida de que jamais encontrará qualquer outro homem por quem você possa se apaixonar, e que "ele" é o único homem da sua vida. E caso você conheça um outro homem que lhe agrade um pouquinho só, a sua carência pode induzí-Ia a envolver-se depressa demais.

Tentar fazer com que ele lhe dê uma explicação razoável para a separação é perda de tempo... Você jamais ficará satisfeita com o que ouvir.

_Após o término de um relacionamento, seus sentimentos ten­dem a ficar mais exacerbados e descontrolados. É perigoso agir impulsivamente movida por esses sentimentos.

_As separações sempre parecem acontecer no pior momento possível: no meio de um feriado, de uma crise familiar, na se­mana que antecede o Natal ou na véspera de datas importantes como o Dia dos Namorados ou o seu aniversário.

Implorar, suplicar, chorar e escrever cartas afastam mais ainda a pessoa que quis a separação. Se você precisar escrever, escreva, mas envie a carta para você mesma. Quando precisar se lamen­tar, faça-o com suas amigas.

O tipo de relacionamento que você quer de volta freqüente­mente é aquele que jamais existiu.

Embora não acredite nessa possibilidade, você sobreviverá à separação e emergirá mais forre e mais sábia.

O homem que termina um relacionamento com você tende a reaparecer na sua vida no momento em que você decide que não o quer mais.

Querê-lo de volta provavelmente não é o que você de fato quer... É apenas o que deseja quando está sofrendo.

Superar a dor da perda de um amor parece levar um tempo aparentemente infinito e há muitos avanços e recuos. É impor­tante que você acredite que irá superar essa perda. Continue ape­nas cuidando de si mesma.


(págs. 128 a 131)

Nenhum comentário:

Postar um comentário